Eles são os grandes culpados!

Surfando pelo facebook agora há pouco me deparei com um post do surfista local de Ubatuba Renato Galvão, contando sua indignação com o atual estado do surf no Brasil. Li a maioria do comentários, sempre enaltecendo o texto, que destaca o sofrimento dos pros no Brasil pela completa ausência de eventos e apoio. Qualquer leigo no assunto, vai pensar que as marcas, mídia especializada e dirigentes são um bando de gananciosos, inescrupulosos que pouco se importam com o esporte.

Pois bem, assim como Galvão tem todo o direito de opinar, também tenho. E digo minha opinião: Os maiores culpados por esta agonia nas competições de surf no país são seus próprios competidores, que nunca pensaram em prol do esporte, sempre viram apenas seus umbigos, muito mais preocupados em manter-se entre os Top do que abrir caminho para o desenvolvimento da atividade.

Não foram as marcas, nem os dirigentes e muito menos a mídia que simplesmente romperam com a Abril Eventos, que fez durante uma década o SuperSurf, melhor Circuito Nacional do planeta, e com a Brasil 1/MX, que substituiu a Abril Eventos mas foi afastada por querer diminuir os custos do Brasil Surf Pro. Foi o grandíssimo e “sábio” conselho da ABRASP, formado por surfistas eleitos por outros surfistas, que decidiu novos caminhos, achando que seu produto valia milhões quando na verdade valia tostões.

 O Circuito Super Surf  durou uma década fazendo grandes eventos para o surf nacional. Foto: Minduim

O Circuito Super Surf durou uma década fazendo grandes eventos para o surf nacional. Foto: Minduim

É difícil para a grande maioria dos surfistas profissionais, sem experiência de vida e até desenvoltura de pensamentos, enxergar um mercado, sua economia e o simples direito de um empresário, que paga cerca de 45% de impostos para manter sua marca, sair por aí dando dinheiro para neguinho que não tá nem aí se dará retorno, que fica fumando um baseado, tomando “bala” ou enchendo a cara com uma porrada de maria parafina. Meu amigo, ganhar o pão de cada dia é difícil no Brasil, e apenas os idiotas vão distribuir grana sem contrapartida.

Óbvio que existem dirigentes , jornalistas e empresários incompetentes ou mal intencionados, mas neste caso, creio que a infantilidade dos “atuais abandonados” foi o propulsor desta decadência.

A maioria não vai se lembrar, mas há quase 30 anos, o bodyboard foi abraçado pela Rede Globo e pelo ex-nadador Djan Madruga, que viabilizou um Circuito Brasileiro de ponta e pelos mesmos motivos foi expurgado do esporte. Tudo porque os homens se sentiram diminuídos pelas mulheres, que naturalmente chamavam mais a atenção da mídia. Moral da história, o bobyboard afundou e nunca mais conseguiu se reerguer para aqueles áureos tempos.

Penso que somente com uma peneira bem fina, vamos poder selecionar gente com capacidade para poder idealizar algo atrativo, pois como alguns poucos escreveram, o atual formato das competições de surf está ultrapassado e inviável.
Quem vê o Gabriel Medina no topo do ranking mundial e as performances de Adriano de Souza e Filipe Toledo pode até se gabar de estarmos bem na fita. Lembre-se que o tenista Gustavo Kuerten foi número 1 do mundo e o tênis brasileiro nunca esteve tão mal. A base de qualquer pirâmide é que sustenta o pico. Sem isso, a tendência é o desmoronamento. Se você é surfista profissional, leia mais jornal, assista programas úteis e vote bem, pois tudo isso é que vai lhe dar sustentação na hora de expor suas pensamentos. Estou cansado de ficar lendo e ouvindo idéia de girico. Quer melhorar, lute pelos seus ideais, sem culpar os outros. Só assim a maré vai mudar.

Os campeões do circuito ganhavam um carro de premiação final. Foto: Minduim

Os campeões do circuito ganhavam um carro de premiação final. Foto: Minduim

1 Response

  1. Leandro 25 de maio de 2016 / 14:06

    Guaraná vc é meu ídolo!!! Seus pensamentos e suas habilidades como ser humano são dignas de um OSCAR!!! Parabéns!!! Continue com esse olhar apurado e não se importe com a inveja dos outros!!! Vc é o melhor!!!
    Máximo respeito a vc!!! Máximo respeito ao Marcelo Andrade!!! Máximo respeito aos originais!!!! Máximo respeito, máximo respeito!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *