Parabéns Daniel Friedmann

LENDA DO SURFE BRASILEIRO, DANIEL FRIEDMANN COMPLETA 59 ANOS/ Por Pedro Falcão

27 de fevereiro. Hoje é o dia do aniversário de um dos precursores do surfe brasileiro profissional: Daniel Friedman, que completa 59 anos.

Daniel é da geração do Rico e Bocão, tendo como característica o estilo e a competitividade. Arriscaria a dizer que se existisse o Circuito Brasileiro Profissional no final dos anos 70 ele seria sério candidato a campeão, pois surfava a frente de seu tempo.

Friedmann começou a surfar em 1968, ainda em pranchas de madeira. Nova anos depois venceu o Waimea 5000, etapa brasileira do Circuito Mundial, em 1977. O primeiro a sentir o gostinho, renovado por Fábio Gouveia e, agora, eternizado por Gabriel Medina. Daniel competiu muito, conquistou títulos como junior, profissional, master e longboarder. Em todo o país e também no exterior.

Por alguns anos Daniel Friedmann dominou o cenário competitivo no país. Talvez por isso foi um dos primeiros surfistas a ter o patrocínio de grandes marcas, como Brahma, US Top e New Man. Depois retribuiu o apoio patrocinando alguns surfistas da geração seguinte, como o também talentoso Fred d`Orey.

Daniel não só fez sucesso dentro d´água, mas transitou e ainda transita em outras áreas do esporte, como a surfwear (com a Pro Surf, fundada em 1979), a organização de eventos e a fabricação de pranchas, que começou em 1973 e continua até hoje. Daniel é reconhecido principalmente entre os longboarders e seu mestre foi ninguém menos que o big rider e shaper George Downing, um dos mestres nas linhas das pranchas nos anos 60.

Continua surfando e sua oficina está a poucos metros da praia da Macumba, onde bate ponto sempre que o swell se aproxima do litoral carioca. Hoje, quando a atual elite do surfe mundial passa pelo Brasil lá está ele emprestando sua experiência dentro e fora da água fazendo parte da direção de prova da etapa brasileira da primeira divisão do surfe mundial.

Que tenha vida longa e que seu legado para o esporte seja sempre reconhecido.

Daniel Friedmann é um dos grandes nomes da história do surf brasileiro. Foto ; Arquivo Alma Surf

Daniel Friedmann é um dos grandes nomes da história do surf brasileiro. Foto ; Arquivo Alma Surf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *