Chutômetro

Os surfistas da minha geração nunca imaginaram que poderiam saber com precisão o dia certo do surf. Não tínhamos internet nem previsão de nada.  Era tudo baseado na lua, na experiência de anos anteriores, em alguns papos furados etc. etc. etc.

Ouvir os pescadores de Itapuama (praia de Pernambuco que frequentava) era o melhor aprendizado para um bando de garotos loucos para surfar dias épicos. Seu Nequinho, dono do único boteco da praia, tinha prazer em nos contar seus feitos e nos ensinar um pouco das manhas da natureza que aprendera com seu pai. Era uma figura maravilhosa e humilde.

Com a chegada da internet e dos sites especializados em previsões, nossa tribo conseguiu o que sempre desejou: saber o dia e a hora certa para poder surfar.
Screen shot 2014-05-26 at 6.30.00 PM
fonte: www.surfguru.com.br

Porém, muitos de nós, surfistas, ainda não sabem interpretar as indicações dos sites que mostram os ângulos, as direções e os tamanhos das ondulações. Alcançar esse conhecimento mais completo, mais total, é para os poucos que se dedicam a estudar os números e a comparar as informações de cada site, que nem sempre apresentam as mesmas previsões.

Screen shot 2014-05-26 at 6.32.15 PM
fonte: www.magicseaweed.com

Por isso, vou aproveitar este espaço para tentar minimizar o “chutômetro” daqueles que, às vezes, analisam de forma equivocada as indicações apresentadas nos sites. Não chego a ser um expert, mas esforço-me para analisar tudo o que posso, e acho que conseguirei aprender, ainda mais, interagindo com a galera que irá opinar neste blog.

Nem sempre as indicações dos sites estão corretas, mas os erros têm diminuído muito com a melhoria da tecnologia.

Então, escolha o seu site preferido e vamos às previsões…

Screen shot 2014-05-26 at 6.28.09 PM
fonte: www.windguru.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *