A escolha da prancha certa

Quando comecei a surfar, as pranchas eram monoquilhas, e as biquilhas estavam pedindo passagem com as performances do tetracampeão Mark Richard’s.

 

As pranchas eram grandes, largas e espessas. Isso fazia com que a remada fosse muito boa, mas o surf muito limitado.

 

Não entendia porra nenhuma de prancha e comprava o que dava com a minha grana curta. Minha evolução veio com uma biquilha, emprestada por um grande amigo, Renato Mazzini. Era uma Rico 6’2’’ Double Wing Swallow, que se adaptava muito bem às ondas de Pernambuco, local onde desenvolvi meu surf.

 

O tempo passou, as pranchas foram evoluindo e o meu interesse por modelos, medidas, curvas e bordas acompanhou toda essa transformação dos designs dos nossos brinquedinhos.

prancha-de-surf-19

 

Eraldo Gueiros, outro grande amigo e companheiro de surf na década de 80, também me ensinou muitas coisas. Ensinamentos que mais tarde usei para vender as pranchas na loja que tínhamos em sociedade. Minha preocupação em vender a prancha correta para o cliente era tão grande que passei a estudar todas as possibilidades adequadas ao peso, ao tamanho e ao local de surf do comprador.
9

 

Passei a conversar com grandes shapers do Brasil a fim de aprender a fórmula de como encomendar a melhor prancha para cada cliente. Dessas conversas, tenho muito a agradecer aos amigos Ricardo Marroquim, André Albuquerque, Rogério Bastos, Joca Secco, Ricardo Martins, Cláudio Pastor, Cláudio Hennek, Rodrigo Soares, Victor Vasconcelos, Pedro Battaglin, Sheena, e outros a quem tive o prazer de encomendar pranchas de alto nível.

 

Com o tempo, amigos próximos começaram a me pedir auxílio na encomenda ou na compra de suas pranchas. Percebi que estava acertando bastante e resolvi me aprofundar nas novas orientações relativas à litragem e ao volume das pranchas… Quando percebi, já estava ajudando os amigos dos amigos a escolherem seus equipamentos.

 

 

Aproveitando um pouco da minha experiência, neste espaço do blog vou procurar tirar as dúvidas daqueles que têm dificuldades para encomendar suas pranchas com as medidas certas.
prancha

 

1 Response

  1. eduardo 12 de agosto de 2014 / 16:40

    Opa,

    Blz? Tem como me ajudar a escolher a prancha certa? Ja venho surfando mas como surfo apenas 1 vez por mes ainda sou iniciante. Estou começando a pegar parede e tal. Hoje tenho uma gun com boa flutuação 6.8 mas recentemente surfei com uma prancha de um colega que realmente era muito melhor. É uma prancha pequena mas bem larga. Não sei se é um tipo especifico com boa flutuação tambem. Não sei as medidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *